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Foto do escritorLorrana Marino

3 dicas para fazer sua marca se destacar no mercado

Precisamos ser sinceros: existem muitas marcas em um mercado muito vasto. E por que deveriam escolher o seu produto/ serviço em vez de outro? Sua marca não deveria ser apenas mais uma vaca marrom no pasto. Ou seja, sem personalidade, sem destaque e igual a todas as outras.


Afinal, como descobrir qual a cor da sua vaca? Como fazer a sua marca se destacar no mercado?


1. Busque o autoconhecimento


Uma das bases mais essenciais da construção de marca é saber o que ela é, para quem ela é e qual a sua função na vida do consumidor. Conhecer sua própria marca é estabelecer diversas características e entender suas forças e fraquezas. Uma boa ferramenta para esse processo é a matriz SWOT, ou, em português, análise FOFA.


Além disso, colocar-se no lugar do seu consumidor, consumindo sua própria marca, é uma forma indispensável de entender o que ele irá sentir e o que pode ser mudado.


2. Encontre o diferencial


Apesar de parecer ser apenas um braço do autoconhecimento, e de fato surgir a partir de uma pesquisa aprofundada sobre a própria marca, entender o diferencial da sua marca vai muito além. É saber dizer quais dores ela pode sanar no consumidor, quais desejos ela desperta e porque ela não é igual a todas as outras. Reuniões de feedback do consumidor são essenciais para esse resultado!

Pesquise marcas modelo para você, por exemplo, se você está produzindo um novo tipo de refrigerante, pense: o que a Coca-Cola faz de tão bem? E a partir disso traga isso para o seu contexto e tente encontrar esses traços de qualidade na sua própria marca.


3. Saiba o posicionamento


Afinal, no que sua marca acredita e onde ela se encontra? Se você sabe o que ela é e porque ela é diferente, está na hora de entender como ela fala e sobre o que ela fala! Posicionamento é essencial para criar vínculo com os consumidores e tornar a sua marca muito mais próspera!


Lembra quando falamos ali em cima sobre colocar-se no lugar do seu consumidor? Esse é o momento de pensar em como você gostaria que uma marca se comunicasse com você, em que momento e por onde. Assim, posicionar a voz dela se torna mais fácil.


Use ferramentas de negócios, busque ajuda e entenda qual é a sua tal vaca roxa para enfim fazê-la brilhar com o poder do marketing!




A Grillo é especialista em comunicar esses três pilares ao mundo em campanhas criativas. E, para que uma comunicação publicitária seja efetiva, é preciso que tudo esteja muito bem alinhado. Vem conversar com a gente!


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