Em uma realidade de trabalhos dinâmicos, em que os horários, tarefas e rotinas são, muitas vezes, adaptáveis, é comum que profissionais encontrem desafios na hora de estabelecer um relacionamento saudável com seus clientes. Todos já ouvimos que é preciso ter margens no home office, e quem nos disse não está errado. Mas você sabe como estabelecer limites estratégicos para a sua relação com o cliente?
1. Defina os “o quês”.
Afinal, qual o seu limite de trabalho? Sempre queremos que a relação com o cliente seja a melhor possível mas, se ele está te contratando para uma tarefa A, não ceda sua expertise para a tarefa B ou C. Definir o escopo do projeto é essencial e estratégico, primeiro pois não te sobrecarrega, segundo pois dá abertura para uma recontratação!
2. Explique os seus “quandos”.
Ignorar pode parecer desrespeitoso com o cliente, responder na madrugada pode ser desrespeitoso com você! Uma das principais dicas para um home office ou qualquer trabalho saudável, é entender seus horários. Quando você estará disponível para realizar tarefas? Quando você poderá entregar as demandas? Quando você poderá tirar dúvidas?
Ser transparente na sua relação com o cliente na hora de definir os seus quandos é essencial para manter o seu trabalho dinâmico. Um bom exemplo de aplicação é: se você informou que a entrega será no dia x e o cliente te cobra no dia y, você tem margem para argumentação e, assim, respeitar seus próprios prazos, sem necessidade de sobrecarga.
3. Use o seu “onde”.
Quais os meios de comunicação que você utilizará para manter a sua relação com o cliente? Email? Redes sociais? Telefonemas? Pode parecer uma dica óbvia, mas, se você não souber e explicitar por “onde” podem te contatar, nós não seremos culpados por você receber uma ligação no banho às nove da noite!
4. Bônus!
Um ponto em comum entre esses 3 limites estratégicos para a sua relação com o cliente é a comunicação! Note que, além de saber as margens do seu trabalho, seja home office ou convencional, é essencial que você saiba expor esses limites para o outro. Então, saber ser assertivo é um diferencial crucial para um bom relacionamento.
Na Kiron, por exemplo, temos uma área dedicada à manutenção do cliente: o atendimento! Amorosidade e amizade são nossos principais valores e, assim, conseguimos a cada dia, comunicar melhor os limites da nossa equipe para nossos clientes.
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