Boa prática e repertório são talentos importantíssimos para todo videomaker que quer se destacar no mercado. Porém, saber quais ferramentas dominar faz toda a diferença na hora da edição de vídeo, especialmente se você estiver começando.
Hoje, separamos alguns pontos importantes e ferramentas essenciais que todo videomaker deve conhecer, de softwares de edição a dicas que vão revolucionar seu jeito de trabalhar e dar aquele toque de mestre nos seus projetos.
Conheça agora 5 dicas e ferramentas essenciais para editores de vídeo em 2023!
1 Comece com um bom software base
De tempos em tempos, vão surgindo novos programas que ganham o famoso “hype” e conquistam o público. Porém, como muitas tendências, é comum que eles sejam superados e rapidamente substituídos por outros softwares de edição lançados em seguida.
Outro problema é que nem todos esses programas oferecem um pacote de recursos completo.
Por isso, vale a pena contar com os clássicos. Entre os grandes nomes do mercado, os queridinhos da nossa equipe Pridia para montagem são o Adobe Premiere Pro, o DaVinci Resolve e o Final Cut Pro X (este último só está disponível para Mac).
2 Não se preocupe em aprender todas as funções antes de começar
Uma preocupação de muitos videomakers iniciantes é tentar dominar todas as ferramentas de uma vez e acabar sem saber por onde começar. Isso não é necessário.
Ao invés de tentar dominar 100% do software de edição logo de início, vá explorando as funcionalidades até adquirir familiaridade.
3 Complemente sua atuação com softwares de efeitos visuais
Uma possibilidade interessante é complementar o estágio de pós-produção com efeitos visuais (VFX). Uma ferramenta essencial para isso é o After Effects.
Crie efeitos visuais e gráficos animados que podem ser inseridos como aberturas e vinhetas para seus vídeos com esse tipo de ferramenta. É uma boa frente de atuação para oferecer serviços mais completos a seus clientes.
4 Familiarize-se com as inovações de plugins
Cada dia que passa, novos plugins são lançados para os principais programas. Ficar de olho nessas expansões pode ajudar a acelerar o processo de edição e montagem.
Atualmente, muito se fala sobre os plugins de inteligência artificial. Fora eles, também é interessante ter ferramentas de tratamento de áudio, super slow e rotoscopia, por exemplo.
Mesmo se você não, necessariamente, utilizar todos os plugins diariamente, dominar essas ferramentas ajuda a expandir seu leque de habilidades enquanto videomaker!
5 Conte com um hardware confiável
Fora todos os softwares de edição, ter à disposição um bom hardware é fundamental para o trabalho de videomaker.
Para um trabalho mais fluido, recomendamos um HD com bastante espaço disponível. Ter um SSD para o sistema operacional também facilitará muito sua rotina.
Por fim, vale mencionar que antes mesmo de adquirir os mais avançados softwares de edição, o importante é buscar se desenvolver como videomaker. A experiência vem com o tempo, e há inúmeras formas de aprender novas técnicas, como networking, cursos ou mesmo no Youtube.
Aqui na Pridia, buscamos juntar um pouco de cada uma dessas dicas e ferramentas para entregar soluções criativas, dinâmicas e disruptivas. Vem conferir um pouco mais disso no nosso Vimeo!
Comments