top of page
  • Foto do escritorSophia Nabuco

Itens Indispensáveis para um Fotógrafo de Eventos

Atualizado: 15 de jun. de 2023

Muitos fatores podem influir na captura de um momento especial, e para ser um bom fotógrafo é preciso explorar as particularidades de cada tipo de trabalho. Mas quais são as peças coringas, sempre úteis, e essenciais para um resultado satisfatório no final do job?


Primeiro, é importante pensar nos planos que você procura fotografar. Em um show, por exemplo, as distâncias podem ser longas e, na busca por capturar a dimensão do evento, você vai precisar utilizar planos mais abertos ou uma lente com Zoom considerável. Ao mesmo tempo, para registrar o público que marcou presença e, com certeza, vai procurar as fotos depois, é importante ter uma lente para planos fechados e retratos.


Confira a seguir uma lista com acessórios indispensáveis para um fotógrafo de Eventos, e lembre-se: depois do básico, você é livre para criar!


Lente para Retratos (Sigma 35mm 1.4)

Na era das selfies, quem tem foto tirada por um profissional é rei! Em eventos como festas, shows, festivais, ativações publicitárias e até na espontaneidade do dia a dia, ter uma lente específica para retratos traz maior qualidade aos planos fechados e detalha melhor o que está sendo fotografado. A lente 35mm é uma peça primária e deve fazer parte do seu equipamento diário, ou seja, se estiver apertado e tiver que escolher, vá na 35mm!

Lente para Retratos (Sigma 35mm 1.4)
Veiculação: Juliano Palma

Lente Aberta (Sigma 20mm 1.4)

Qualquer que seja a sua paisagem, ela poderá ser quase inteiramente capturada por uma lente 20mm. Em oposição à primeira, essa lente é utilizada para planos mais abertos e pode ser muito útil em grandes eventos. Dá uma boa dimensão de espaço e profundidade, e é um bom acessório para capturar o sentimento geral, sem muitos detalhes.

Lente Aberta (Sigma 20mm 1.4)
Veiculação: Juliano Palma
Lente Aberta (Sigma 20mm 1.4)
Veiculação: Juliano Palma

Lente Zoom (Canon 85mm 1.8)

Como chegar perto do que está longe? Neste caso, é importante ter uma lente Zoom, que vai aproximar o fotógrafo do objeto sem que ele precise se aproximar. A lente 85mm é ideal para planos mais fechados ou detalhes distantes, e pode ser aplicada em diferentes planos, considerando que é uma lente com mais de uma abertura. O Zoom, diferente das lentes fixas, pode transitar entre as aberturas e se distanciar ou aproximar do objeto de acordo com a vontade do fotógrafo.

Lente Zoom (Canon 85mm 1.8)
Veiculação: Juliano Palma


Para além das lentes, é importante que o fotógrafo esteja preparado para modificar a luz. Isso porque, muitas vezes, em eventos noturnos, fica difícil depender apenas da iluminação do espaço, e é bem possível que não seja o bastante. O primeiro acessório mais importante é um bom flash. Mas é interessante adquirir bastões de led portáteis que podem contribuir com luzes coloridas e outras montagens adequadas para o que você está fotografando.


Por fim, e deixando a sua criatividade fluir, você pode investir em lentes diferentes, como prismas e outros filtros que darão um up no seu trabalho. No começo, é importante priorizar acessórios coringas, que vão te garantir bons resultados e podem ser aplicados de diversas maneiras; depois, você pode ir mais longe!



Gostou do conteúdo? Tem interesse em saber mais sobre fotografia e cinegrafia? Siga a @Pridia no Instagram e acompanhe o nosso trabalho de perto!

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page