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  • Foto do escritorLorrana Marino

4 motivos para usar o Storytelling em Campanhas de Marketing

Atualizado: 15 de jun. de 2023

Quando você assiste a um filme, o que te faz chegar até o final? Conexão! Quando as pessoas se conectam emocionalmente com uma história as chances delas passarem para frente o que sentiram ali é enorme.

O storytelling é uma forma poderosa de se conectar com o público e transmitir a mensagem de forma clara e memorável. E não só na indústria do entretenimento esse artifício é relevante.

Cada vez mais as empresas têm compreendido que contar uma boa história é sinônimo de sucesso para as vendas de seus serviços e produtos. Diante disso, listamos quatro motivos pelos quais o storytelling é importante para sua campanha de marketing.


POR QUE O STORYTELLING EM CAMPANHAS DE MARKETING É IMPORTANTE:


1. Fidelização: quando o público se conecta emocionalmente com a história do seu produto ou serviço, você ganha lealdade e fidelidade dos clientes que acreditam e se veem representados por aquilo que você oferece.

2. Fixação da mensagem: é mais provável que seu público lembre de uma história do que de números e estatísticas. Já diria Neil Gaiman: “histórias lidas no momento certo jamais te abandonam”, você pode esquecer o autor ou o título, mas se você se identifica, ela continua com você para sempre! Contar uma boa história é fazer com que a marca seja lembrada.

3. Construção de marca: o storytelling ajudará a dar personalidade para a sua marca, mostrando seus valores e crenças, tornando-a única pelo sentimento gerado, a causa defendida e a realidade identificada.

4. Simplificação do produto: aqui, não é como se o seu produto fosse ser simplificado, mas sim a forma de explicá-lo, mostrando suas funcionalidades e propósito em vez de apenas explicar. O exemplo é a melhor forma de gerar compreensão!


Gerar um vínculo entre empresa e consumidor deve ser sua prioridade na hora de construir uma campanha! E não é preciso de uma grande produção cinematográfica. Storytelling está nas mais variadas conexões do dia a dia.

Um bom exemplo disso é o trabalho que a Grillo fez em conjunto com a Kiron, outra das empresas do grupo Soma Quatro. A campanha do Dia da Independência do Brasil para o Vinil Burger contou com uma pitada de storytelling para a conexão do público!




Como os posts mostram, utilizamos o contexto da Independência para criar conexão entre os produtos, o estilo e a identidade do lugar, contando uma história humorística que incentivou as pessoas a consumirem pelo sentimento do termo independente.


A ideia desses posts foi embasada em três pontos: o tom de voz da marca, o público-alvo e o objetivo do restaurante nesta ação. A essência da marca ditava um estilo mais descontraído, “rueiro” mas fancy ao mesmo tempo, num geral era comida de rua inspirada em Nova York, sem frescura e feita numa grelha giratória.

O público-alvo se concentra em jovens de 25 anos, por isso a comunicação contou com memes e um diálogo mais sarcástico. Uma vez que o objetivo estava em aumentar o fluxo de vendas neste dia, contextualizamos sobre o feriado e no próprio copy usamos gatilhos para estimular o consumo, vendendo uma sensação. Curtiu a campanha? Tem interesse em criar conexão para a sua marca? Chama a Grillo!

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