top of page
  • Foto do escritorGuilherme Magalhães

5 Equipamentos Indispensáveis para o Fotógrafo Iniciante

Desde a retomada em massa dos eventos presenciais no início do ano passado, o mercado do audiovisual está em plena expansão. É o momento ideal para quem sempre quis se lançar como profissional ou investir tempo e recursos na fotografia enquanto hobby.


Escolher o equipamento ideal quando se está começando pode ser um desafio. O perigo é acabar comprando coisas desnecessárias, quando na verdade há maneiras de economizar dinheiro e investir naquilo que realmente é essencial!


Equipamentos Indispensáveis para o Fotógrafo Iniciante


Para te ajudar com aquele impulso inicial, a equipe da Pridia separou 5 equipamentos de entrada indispensáveis para o seu starter pack como fotógrafo iniciante!


1. Câmera Mirrorless


A câmera é o ponto central para quem trabalha com audiovisual. Para um fotógrafo iniciante, o ideal é que o modelo escolhido seja fácil de usar, sem deixar as funções e qualidade de lado.


Considerando isso, os modelos mirrorless (sem espelho) são uma ótima opção para começar. Essas câmeras são a geração mais nova da fotografia, e são mais leves em relação a outros modelos. A principal diferença é que a luz passa pela lente e segue direto para o sensor digital, que forma a imagem.


O que muda aqui é que não há espelho interno, pentaprisma, nem visor óptico. Na prática, a câmera fica mais compacta e leve, e também oferece mais flexibilidade na configuração para o fotógrafo iniciante.

Alguns modelos de câmera mirrorless que são queridinhas nossas são:

  • Canon EOS M50

  • Canon EOS RP

  • Nikon D3500

  • Olympus OM-D E-M10 Mark IV

  • Sony ZN-E10


2. Lentes Objetivas


Outro equipamento indispensável são as lentes. Muitos fotógrafos iniciantes cometem o erro de pensar que a câmera é o único fator que garante a qualidade das fotos. Na verdade, as lentes influenciam muito o resultado final de cada clique.


A sua escolha vai depender do tipo de câmera que você escolher, bem como do seu estilo de fotografia. Via de regra, as lentes geralmente mais usadas são as que acompanham o kit de venda padrão de cada câmera.

Mas, para quem busca outras opções, a 35mm e 50mm são boas escolhas pela sua versatilidade. No quesito foco ajustável, a 16-70mm oferece flexibilidade para fotos em ambientes externos ou internos, independente da distância até o objeto


3. Cartão de memória


Aqui, não tem muito segredo: sem um cartão de memória, você não tira fotos. Sem um cartão bom, você não tira fotos com eficiência.


Além de pensar no tamanho do cartão, também é importante estar atento à velocidade. Ela que dita a rapidez da leitura e gravação, permitindo tirar fotos rápido o suficiente. Outro ponto essencial é sempre ter mais de um cartão com você, não só para aumentar o armazenamento, mas também como segurança contra alguma falha técnica ou no caso de perda do cartão.


4. Tripé


Pode parecer uma ferramenta simples, mas é um equipamento indispensável para certos estilos fotográficos.


O tripé permite tirar fotos de longa exposição, em ambientes de pouca luz ou fotos still, evitando que a câmera trema. No mercado, você encontra opções desde as mais simples, até as mais sofisticadas e com inúmeros ajustes.


5. Bateria Externa


Há quem diga que, se você tem apenas uma bateria, você não tem nenhuma! O que acontece se você ficar sem bateria no meio de um evento?


Muito longe de ser uma compra opcional, este equipamento é indispensável. Ainda mais para câmeras mirrorless, que gastam mais bateria. Outra recomendação nossa é investir em baterias originais, que são bem mais duráveis e seguras para a sua câmera.


Equipamentos Indispensáveis para Fotógrafos

Muita gente pensa que para começar a fotografar bem é necessário ter o setup mais caro de todos. Na verdade, o segredo é investir nesses equipamentos indispensáveis e ir evoluindo sua técnica com muita prática!


Para terminar, é importante lembrar que todo fotógrafo profissional de sucesso já foi um fotógrafo iniciante. Até mesmo as estrelas do time da Pridia! Gostou do conteúdo? Confira mais dos nossos trabalhos clicando aqui.


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page