top of page
  • Foto do escritorGuilherme Magalhães

Como atuar com personalidade na fotografia de um casamento

O casamento é um momento único e inesquecível de união entre duas almas. Para muitos casais é a concretização de um sonho que foi planejado há anos e, por esse motivo, deve ser registrado com personalidade, fluidez, respeito e criatividade.


A fotografia de casamento, por esses e outros motivos, é um gênero que atrai o interesse de muitos fotógrafos. E, com um mercado cada vez mais disputado e dinâmico, oferecer um serviço com personalidade pode ser o diferencial que te trará destaque entre outros profissionais.


O artigo de hoje te ajudará a entender como revelar este potencial, trazendo mais personalidade às suas fotografias de casamento e diferenciando seu trabalho. Vamos lá!


O que é a personalidade na fotografia?

Conseguir imprimir sua personalidade em cada click é o que permite que um bom fotógrafo produza uma série consistente de fotos.


Quando você vê as fotos de um fotógrafo que te inspira e consegue diferenciá-las do trabalho de outros profissionais, é porque você pôde identificar a personalidade daquele artista.


É como quando vemos um pintor famoso, que tem uma forma muito única de criar obras. Quando um fotógrafo tem sua personalidade bem definida, é porque desenvolveu um jeito muito único de registrar momentos, trabalhar com os elementos fotográficos e contar histórias através de suas fotos.


Fotografia de um casamento


O que os noivos esperam de um fotógrafo de casamento?

No universo da fotografia de casamento, você está lidando principalmente com expectativas e sonhos dos seus clientes - os noivos.


Entre tantos detalhes que envolvem a organização do grande dia, talvez a definição da equipe de fotografia seja uma das mais antecipadas. E isso tem um motivo simples: é através das lentes dela que a cerimônia vai ser relembrada e eternizada.


Com um mercado em constante crescimento, os clientes estarão atentos a inúmeros fatores, como orçamento, estrutura oferecida, formas de entrega e - principalmente - portfólio de trabalhos anteriores. E é aí que entra a importância de trabalhar com personalidade.


Se o intuito de contratar um fotógrafo de casamento é eternizar momentos e emoções, os noivos estão buscando o profissional que saiba contar a história deste grande dia da melhor maneira possível.


Quer saber como botar isso tudo em prática? Reunimos a seguir 4 dicas de como tudo isso pode acontecer na prática!


Conheça o casal e entenda suas referências

Agende uma - ou algumas - reuniões para conhecer mais sobre o universo dos noivos. Busque se familiarizar com preferências, gostos e o que eles gostariam que fosse capturado. Saber mais sobre sua história vai ajudar a te manter alinhado com as expectativas.


Outro bom caminho é perguntar se eles têm alguma referência. Há algum material que sirva de base? Viram as fotos do casamento de amigos ou de famosos que gostariam de usar como inspiração?


Fotografia de um casamento


Planeje bem as fotos mais protocolares

Por mais variados que possam ser os casamentos de diferentes clientes, alguns registros são tradicionais para toda cerimônia. A entrada dos noivos, pais, padrinhos e, com certeza, o grande beijo!


Isso não significa que essas fotos precisam ser padronizadas, sem espaço para inovar e imprimir sua personalidade. Muito pelo contrário, esse é um ótimo momento para colocar em prática sua visão fotográfica:


  • Plano de fundo: incluir ou desfocar, o que valorizaria mais o retrato?

  • A cena pede que o modelo esteja centralizado ou podemos utilizar a regra dos terços?

  • Neste clique, é melhor preencher todo o quadro ou seria melhor incluir espaço negativo?

  • O modelo precisa estar olhando diretamente para a câmera?


Fotografia de um casamento


Mantenha o olhar atento para situações espontâneas

Passadas as fotos mais planejadas, é hora de aguçar o olhar para os pequenos gestos e situações espontâneas que acontecem. Afinal, um casamento é repleto de pequenos momentos: sorrisos, lágrimas de alegria, gestos de carinho e emoção.


Movimente-se pelo salão e preste atenção também nos convidados. Todos, juntos, compõem esse grande momento e serão lembrados pelos noivos com muita alegria!


Fotografia de um casamento


Quebre o gelo durante os retratos

É natural que muitas pessoas “congelem” quando reparam em uma câmera apontada para si. Nessa hora, sua personalidade como fotógrafo precisa ir além da habilidade técnica.


Interaja com as pessoas envolvidas para que elas demonstrem emoções genuínas através de sua lente. Esse acolhimento ajuda a superar a distância entre quem fotografa e quem é fotografado, criando um ambiente confortável para sorrisos mais descontraídos e expressar a emoção de forma natural. E isso faz toda a diferença no resultado final!



Fotografia de um casamento


Aqui na Horus, personalidade é o nosso modus operandi. Sabemos muito bem que o click perfeito é aquele que quebra a barreira entre câmera e convidado, empresa e cliente. Tudo isso para trazer um olhar mais jovem, disruptivo e autêntico para o registro de cada casamento.


Venha conversar com a gente e vamos orçar o seu momento inesquecível!


11 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page